Seu carrinho está vazio no momento!
Apresentação
O II Congresso Nacional de Linguística ocorrerá nos dias 08 a 11 de abril de 2025 de forma presencial na Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns. Nesta edição, o evento tem como tema central “Linguística – ciência plural: retrospectiva, perspectiva e prospectiva”. O objetivo é promover um espaço de reflexão e discussão sobre a importância de retomar o passado para compreender o presente, especialmente de uma ciência que, por ser tão plural e multidisciplinar, tem se desdobrado na investigação de vários domínios que envolvem a língua, a linguagem e as múltiplas semioses.
A possibilidade de discutir questões teóricas diversas e suas aplicações envolve a preocupação com a formação do pesquisador, professor e aluno consciente e comprometido com a sua autonomia e, sobretudo, empenhado a buscar o conhecimento acerca das tendências anteriores e modernas da Linguística para que, com isso, possa desenvolver um espaço de aprendizagem coletivo e cooperativo, na universidade.
A diversidade teórica sustenta-se com base nas diferentes mesas-redondas que comporão o evento:
- Do formal ao social: compreender o passado para apreender o presente;
- História e Historiografia da Linguísticas;
- A Sociolinguística: da laboviana à interacional;
- A interface fonologia e morfologia: alguns caminhos;
- O processamento da linguagem;
- Funcionalismo linguístico: o ontem e o hoje;
O Encontro também contará com palestras e minicursos que reúnem questões epistemológicas da Linguística, bem com suas diferentes aplicações na contemporaneidade. Como um grande espaço de escuta e partilha de saberes, o CONALin destina-se a professores universitários, professores do ensino fundamental e médio, alunos de Pós-Graduação, graduados em Letras e áreas afins, assim como alunos graduandos que tenham desenvolvido uma pesquisa acadêmica relacionada à Linguística e suas variadas vertentes teóricas. Reitera-se que trabalhos que interseccionam a Linguística com outras áreas do conhecimento também são bem-vindos.
A 6ª edição do Encontro homenageará um professor: a Profa. Dra. Francisca Nubia Bezerra e Silva, da Universidade de Pernambuco – campus Garanhuns. Além disso, haverá premiação dos melhores pôsteres e das melhores comunicações orais, que receberão um certificado de Excelência Acadêmica.
Por fim, nesta edição, os trabalhos apresentados poderão ser submetidos a edição temática do evento que será publicada na Revista Falange Miúda (Qualis B3). A edição tem previsão de ser publicada em junho de 2026.
Deixe um comentário